terça-feira, abril 23

Introdução

Olá a todos!

"Ih, hoje não tem bife, que que eu cozinho agora?"
Eu já ouvi essa frase algumas vezes, e talvez você também. De repente você abre a geladeira e vê vários legumes, vegetais e outras coisas deliciosas que misturadas com uns temperos sensacionais ficariam muito melhor do que um bife passado na manteiga.

Este blog é um espaço para a cozinha vegana, e obviamente, espero que muitas pessoas que já seguem uma alimentação vegetariana aproveitem muito. Mas é mais que isso. É para qualquer pessoa que queira apenas expandir horizontes culinários.

A carne (do que quer que seja) virou em muitas casas quase imprescindível na preparação de uma refeição. E não existem motivos para que isso aconteça! O consumo inconsciente e vicioso de carne pode ser rompido a qualquer momento e de forma deliciosa. Antes de partir para uma alimentação vegetariana, eu costumava cozinhar muitos frutos do mar, e gostava muito. Sei que é difícil deixar certos hábitos, e já houve momentos em que eu mesma não resisti. É um caminho que não precisa ser abrupto. Deve, eu acho, seguir o aumento da consciência do próprio ser.

A parte que para mim sempre é a mais difícil é deixar de comer pratos que eu sempre amei de paixão e que seus sabores estão dentro de mim por memória afetiva. Afinal, minha aproximação ao vegetarianismo é recente, apesar de sempre ter comido muita comida natural com os meus pais; e cozinho comida vegana há um ano e meio apenas. Pensando nisso, resolvi fazer um projeto aqui neste blog de criar releituras de receitas típicas brasileiras sem ingredientes animais. Quero ser fiel com os sabores, cheiros e texturas dos pratos. Além disso, vou colocando outras receitinhas adaptadas e outras criações ao decorrer do tempo.

Pretendo, também, postar dicas de restaurantes, feiras e mercadinhos que pode-se comprar comida sem gastar muito. Estou morando atualmente no Rio de Janeiro, em Ipanema, e por aqui é difícil encontrar coisas nesses termos. Mas eu e meus flatmates já encontramos alguns achados!!

Aliás, aqui em casa todo mundo cozinha, e o Gabriel e a Johanna também não comem carne. Eles com certeza terão um espaço no blog. (:

 Foto tirada em um mercadinho japonês na Liberdade, em São Paulo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário