quinta-feira, abril 25

Caruru (MA)

Ontem foi um dia bem especial! Eu tinha reunião com os colaboradores do Coletivo Barraco #55, no Complexo do Alemão. Tava atrasada e dessa vez a Johanna não foi junto comigo, ela tava em Botafogo e acabou indo de lá. Uma hora de percurso até lá sem ter com quem conversar! Mas apesar do horário de pico, consegui um lugar pra sentar no metrô e aproveitei pra continuar a leitura do livro The Power of Now, do Eckhart Tolle. E ah, que delícia é ler algumas das coisas que ele diz! Recomendo bastante o livro, como alimento pra alma mesmo, sei lá.

Chegando lá, vejo na mesa todos os ingredientes do caruru maranhense que eu tinha feito umas semanas atrás. O Eddu pegou a receita e me pediu que fizesse com ele de novo. Achei o máximo! Foi espontâneo e eu nem tava planejando cozinhar ontem, mas eu já tava pensando mesmo em colocar o caruru aqui no blog na próxima postagem, então tudo encaixou. Eu e o Eddu fizemos o rango da galera.

Normalmente, quando faço o caruru, eu acrescento maxixe e adooro. Ontem não rolou o maxixe, mas eu vou explicar quando ele entra na parada, pra quem quiser experimentar. (:

Ingredientes
- 2 copos de quiabo cortado em rodelinhas (pode ser mais, sem medo! quiabo é o ingrediente principal e pode abusar dele, tudo depende do seu gosto)
-1/3 de copo de azeite de dendê
-1 copo de tomate picado
-1/4 copo de leite de coco
-1/2 copo de farinha de mandioca
-1 cebola picadinha
-1/2 pimentão verde picado
-2 copos de água
-1/2 copo de cheiro verde picado
-Óleo (ou azeite)
-Sal
-Pimenta do reino                                                                   
-Pimenta malagueta
-5 maxixes cortado em pedaços


*Serve 7 pessoas

Modo de fazer:

-Em uma panela grande, refogue a cebola, os tomates e o pimentão no óleo por cerca de cinco minutos, mexendo constantemente. Adicionar sal.

-Enquanto isso, colocar também o quiabo em outra panela e mexer de vez em quando. (Isso solta a baba do quiabo, que é especial pro caruru) e deixar no fogo baixo.

-Acrescentar o azeite de dendê na panela com o refogado de cebola (O cheiro que vai subir, nessa hora, é uma delícia pra todo mundo que ama comida nordestina!) e mexer um pouco. (Acrescentar aqui o maxixe, caso esteja usando)

-Adicionar a farinha de mandioca e a água (você pode colocar um pouquinho mais de farinha ou um pouquinho mais de água, se achar melhor). Misturar bastante a mistura até adquirir uma forma e uma textura que você goste.

-Acrescentar o quiabo babento que você deixou na outra panela e misturar tudo muito bem. Colocar mais sal a gosto e um pouco de pimenta do reino e caldo de pimenta malagueta (pode ser ela picadinha também) e qualquer outro tempero que você queira (coentro, cebolinha e salsa desidratados combinam muito bem!)

-Misturar bem e deixar mais 3 minutos no fogo, mexendo de vez em quando

-Pra finalizar, acrescentar o leite de coco e o cheiro verde e misturar muito bem.

Tá na mesa!
* Eu normalmente sirvo com um arroz simples. (;

É isso aí, gente, espero que gostem. Aliás, a receita não contém glúten!


E o melhor, na hora do jantar: gente feliz!

Nenhum comentário :

Postar um comentário